sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A solidariedade do povo brasileiro

O ex-presidente Lula descobriu na semana passada que está com câncer na laringe. Imediatamente recebeu centenas de milhares de mensagens de solidariedade e apoio nessa hora difícil.

Nas ruas, nas igrejas e nos estádios o que se viu foi uma grande corrente positiva. No jogo do Corithians, time pelo qual Lula torce, os jogadores entraram no gramado do Pacaembu carregando a faixa com a frase #forçaLULA. Nas arquibancadas, a torcida também exibiu uma bandeira com a imagem do ex-presidente.
Sabemos o quanto um tratamento de câncer é desgastante para o paciente e para a família e receber mensagens de apoio é muito importante. O site do Instituto Cidadania (núcleo que prepara a criação do Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil e também no exterior) foi criado o e-mail saudelula@icidadania.org para enviar mensagens para o ex-presidente.

Enquanto essa imensa corrente positiva se formava apareceram em algumas redes sociais pessoas preconceituosas e sem respeito pela dor do próximo que tentaram ironizar e “politizar” a enfermidade de Lula.

O jornalista Gilberto Dimenstein declarou “Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância” Mas esses anônimos são minoria e não ofuscam a maioria do povo que torce pela saúde do nosso Lula.

Nosso sistema de saúde tem sim enormes problemas, mesmo porque é um país de dimensões continentais com um dos maiores sistemas totalmente público e universal de saúde do mundo, que é financiado pelo governo federal mais gerido em parceria com estados e municípios. Muitos medicamentos e tratamentos não são oferecidos pelos planos de saúde e sim pelo SUS a qualquer brasileiro. Li em um blog o caso de uma moça com esclerose múltipla que diz ter seu tratamento de 12 mil reais custeado integralmente pelo Sistema Único de Saúde, assim como as outras 30.000 pessoas que tem o mesmo problema.

Só para dirimir qualquer dúvida: O ex-presidente está se tratando por seu convênio médico, pagos com recursos próprios e não com qualquer privilégio pelo cargo que ocupou.

Quem venceu a fome, o preconceito e se tornou presidente do Brasil vai vencer mais essa. Segue o conselho de sua mãe, Dona Lindu: “Teima, Lula!”

Artigo publicado no jornal Folha da Manhã de 04 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...