
“Nunca podemos esquecer que o Brasil já teve, na década de 70, o segundo maior parque naval do mundo. Mas, por falta de estímulos do governo, por falta de política industrial que focasse e que desse importância à geração de empregos para os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras, entrou em declínio, e praticamente desapareceu no final dos anos 90, quando chegou, Luciano, a ter menos de 2 mil trabalhadores.”
Ela lembrou que, em 2011, cinco novos estaleiros foram contratados para começar a construir navios, plataformas e sondas. A demanda por esses equipamentos, explicou, vai aumentar por causa da exploração do pré-sal e de todo petróleo que há no Brasil.
“Por isso, o Brasil vai crescer, não só porque vamos ser ricos em petróleo, mas também porque vamos construir uma sólida e complexa indústria de fornecimento de equipamentos, de bens e também prestação de serviços – isso tem a ver com software, com tecnologia da informação – enfim, é o Brasil se movimentando para se transformar num grande gerador de emprego para o povo brasileiro; e emprego de qualidade.
Dilma Rousseff falou também sobre o desempenho dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, no México, e lembrou que, dos 222 atletas que disputaram o Parapan, 162 recebem o Bolsa Atleta, “o maior programa do mundo de apoio direto ao atleta”. Segundo a presidenta, cerca de 80% das medalhas obtidas nos Jogos foram conquistadas pelos beneficiários do Bolsa Atleta.
“Nossos atletas deram um show lá em Guadalajara. O Brasil conseguiu mais uma grande conquista no Parapan: ganhamos o primeiro lugar. Foi com muita emoção que eu recebi a delegação brasileira no Palácio do Planalto, na semana passada. Esses atletas mostraram determinação para ultrapassar seus limites e superar, portanto, os preconceitos. Eles são um exemplo para as pessoas com deficiência, e para todos nós. São pessoas que poderiam ter outra história de vida, mas escolheram ser vencedores.”
Ouça abaixo a íntegra do programa Café com a Presidenta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário