sexta-feira, 16 de março de 2012

Em Defesa do Piso Nacional para o Magistério


A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, da qual já fui diretora, convocou uma greve nacional de três dias que se encerra hoje.

 As principais reivindicações são: a ampliação do investimento em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ao longo da próxima década, e exigir a aprovação do novo Plano Nacional de Educação; a garantia do cumprimento imediato e integral da lei federal nº 11.738, que vincula o piso salarial profissional nacional à carreira do magistério; a implementação da gestão democrática em todas as escolas e os sistemas de ensino; impedir a terceirização das funções escolares, sobretudo daquelas desempenhadas pelos funcionários da educação e assegurar outras pautas locais da educação e de seus trabalhadores.

Hoje 17 estados brasileiros não pagam o piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação que é de 1.451,00 e não cumprem a jornada extraclasse definida na Lei 11.738.

É inadmissível que um país que tem conquistado importantes avanços econômicos como o Brasil (hoje já é a 6ª economia do mundo) ainda pague tão mal a seus professores e demais profissionais da educação.

Hoje as empresas exigem cada dia mais qualificação profissional de seus trabalhadores e contraditoriamente na ponta da formação- a educação básica- os profissionais são mal remunerados. É importante que a carreira do magistério volte a ser atrativa para os jovens e sem um bom salário e plano de carreira isso não é possível.

A qualidade da educação não depende exclusivamente dos salários, no entanto sem bons salários não é possível melhoras os atuais índices de qualidade.

Em Campos, além da pauta nacional os profissionais reivindicam também que escolas não sejam fechadas, o que vem acontecendo principalmente com as escolas rurais. Escola não é empresa e não pode ser gerida sob a lógica da quantidade, do que dá lucro ou prejuízo.

 O piso é lei e deve ser cumprido e não questionado pelos governos municipais e estaduais. Piso, carreira e 10% do PIB no Plano Nacional de educação!

Artigo da vereadora Odisséia publicado na Folha da Manhã de hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...