quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher em Campos: Luta pela DEAM

Em Campos o Dia Internacional da Mulher foi marcado por um ato na Praça São Salvador. Este ano a principal reivindicação é a entrega das obras da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- DEAM_ que está sendo contruída nos altos da 134ª DP na rua Barão de Miracema.

 A vereadora Odisséia visitou a obra essa semana e diz que é preciso acelerar a entrega, já que essa é uma reivindicação de mais de doze anos do movimento de mulheres de Campos e cobrou também a implementação da Coordenadoria da Mulher aprovada por unanimidade na Câmara mas ignorada pela prefeita. A Coordenadoria seria imprescindível para as ações integradas de atendimento à mulher entre as esferas federal, estadual e municipal aconteçam. Essas políticas são fundamentais para que a rede de proteção à mulher funcione em nosso município.

Adesivos com o símbolo da luta feminista e a palavra de ordem "DEAM já!" foram distribuídos junto com panfletos às pessoas que passavam pela praça.

Uma dessas pessoas foi Dona Maria Margarida que aos 64 anos voltou a estudar e está concluindo o Ensino Fundamental I. Dona Margarida tem seis filhos e pretende continuar os estudos.



Vera Coutinho que já foi coordenadora do NIAM em Campos destaca a importância da Delegacia para o município e para toda a região e fala da necessidade de políticas públicas que garantam proteção para as mulheres que fazem denúncias e lamentou o abandono da casa que abrigava mulheres que precisavam de proteção.

 O ato foi promovido pelo Movimento de Mulheres de Campos, SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) e IDANFF (Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense. Lucimara Muniz do IDANFF falou da violência que atinge mais as mulheres negras e da importância de atos como o realizado hoje e ainda a vinda da DEAM para a cidade. Sandrelene Antunes, do SEPE falou sobre o grande número de mulheres que hoje exercem profissões antes reservadas aos homens mas que infelizmente as mulheres em geral ganham apenas 70% do salário dos homens na mesma função.

 O ato contou também com a participação da vereadora Ilsan Vianna que criticou o poder público municipal por ter desativado o NIAM e desperdiçar dinheiro público deixando um prédio comprado pela prefeitura se acabar por falta de uso e manutenção.

 As professoras Norma Dias do SEPE e Ana Almeida da UFF também participaram e além de falarem sobre a luta das mulheres ajudaram a confeccionar uma colcha de retalhos com o nome de várias mulheres vítimas de violência. 

 Foi feito um abaixo-assinado que será entregue ao governador Sérgio Cabral cobrando a entrega do prédio e o efetivo funcionamento da DEAM. Muitos homens também assinaram  e em alguns momentos uma fila se formava na tenda montada na praça para assinar o documento.


Abaixo slides de alguns momentos do ato.

Dia Internacional da Mulher 2012 Slideshow: Mulheres’s trip to Campos (near Limeira), Estado do Rio de Janeiro, Brasil was created by TripAdvisor. See another Limeira slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...