sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lição de irresponsabilidade


Já falei várias vezes da importância de se manter uma relação republicana entre os três poderes e entre as esferas de poder. Isso é uma regra básica que deve ser respeitada dentro de um regime democrático.

Infelizmente nem todos agem assim. O que se viu na semana passada em Campos dos Goytacazes foi uma afronta à democracia e aos poderes constituídos. A mesma prefeita que pôs sob suspeição o poder judiciário quando expediu uma sentença que determinou “a cassação dos diplomas da prefeita Rosângela Rosinha Garotinho e do vice Francisco Arthur de Souza Oliveira, que ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008” apressou-se em cumprir a liminar que garantia a sua volta.

Assim que a decisão da juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Gracia Cristina Moreira do Rosário veio a público, a prefeita convocou seus correligionários para um acampamento no pátio da sede da prefeitura em defesa de sua permanência no cargo bradando que “de lá só sairia algemada”. Nosso município que já amarga o fato de ter sete prefeitos em sete anos virou motivo de chacota nacional com a tal “resistência” da prefeita.

Chegou-se ao absurdo de divulgar em blogs alinhados com o casal Garotinho que a “população (sic) reunida no CESEC promete ferir de morte qualquer um que tentar tirar do poder a prefeita legítima (sic)...”. A irresponsabilidade chegou ao ponto de incitação à violência. O que poderia parecer apenas uma bravata inconseqüente viria a se concretizar no dia seguinte.

O plenário da Câmara Municipal onde foi realizada posse do presidente da Câmara, Nelson Nahim como prefeito interino serviu de cenário para um verdadeiro circo de horrores. Antes de a posse acontecer já era visível o clima de animosidade. Quem acompanhou com atenção os gestos que se seguiram foi capaz de analisar porque a confusão aconteceu. Como resultado tumulto e as agressões, só contidas com a intervenção correta da Polícia Militar.

Quem incitou a violência precisa ser penalizado porque manipulou parte da platéia para agir através da força, do grito, da baderna. Deram uma lição de irresponsabilidade. Os fatos devem ser apurados com rigor.

Artigo publicado no jornal Folha da Manhã de hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...