terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador:comemoração e reflexão.

Esta data não foi escolhida por acaso para se comemorar o “Dia do Trabalhador”. A história revela que no ano de 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos), no dia primeiro de maio, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho.O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

No nosso País,foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente da República Artur Bernardes. Desde então muitos fatos estão relacionados à data, como em 1940, com o presidente Getúlio Vargas instituindo o salário mínimo. É uma data para comemoração e reflexão.Comemoração porque são os trabalhadores e trabalhadoras que ajudam a construir o desenvolvimento de nosso Brasil e reflexão sobre a importância dos trabalhadores nesse contexto econômico e social.

Sabemos que ainda há muito a avançar.Avançar na luta pela redução da jornada para 40 horas sem redução de salários,na luta pela qualificação,por mais tempo para o lazer e para a família,luta por melhores salários,pela garantia de ambientes saudáveis e segurança para desenvolvê-lo. Nesta data quero cumprimentar cada trabalhador e cada trabalhadora e reforçar o compromisso do Partido dos Trabalhadores com todos e todas na garantia dos direitos trabalhistas,na valorização do profissional,na humanização das relações de trabalho e dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho.O Partido dos Trabalhadores continua na luta para tirar da linha da pobreza,através da qualificação e do trabalho decente,os brasileiros e brasileiras que ainda não tiveram acesso aos bens e direitos que lhes garantam cidadania.

O trabalhador e a trabalhadora não querem esmola,querem salários dignos.Essa é a luta dos trabalhadores e,portanto, a luta de todos nós .

Artigo do professor Eduardo Peixoto, presidente do PT de Campos, publicado na Folha da Manhã de ontem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...