sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dilma fala em compartilhar crescimento no RJ e defende parceria entre empresas privadas e públicas




Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de comemoração de 1,5 milhão de beneficiados pelo Plano Brasil sem Miséria. Foto: Roberto Stuckert Filho

A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (26) que o Brasil está compartilhando o crescimento econômico com toda a sociedade. Ao participar, no Rio de Janeiro, da cerimônia de comemoração de 1,5 milhão de beneficiados pela integração dos programas de transferência de renda do governo federal, do estado e do município, Dilma comentou declaração do prêmio Nobel de Economia Amartya Sen sobre o desenvolvimento brasileiro nos últimos anos.
“Ainda nesta semana, o prêmio Nobel de Economia, o indiano Amartya Sen afirmou algo que deve nos orgulhar, que deve trazer para nós uma consciência de muito orgulho, que a nova posição do Brasil no cenário global se deve ao reconhecimento da complementariedade entre crescimento rápido e política de justiça social. Ao afirmar isso, ele consegue sintetizar essa relação entre política interna e reconhecimento internacional”.
Segundo Dilma, Amartya Sen, um dos criadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conseguiu sintetizar o modelo do crescimento econômico do Brasil.
“Por isso, quando ele diz que o Brasil encontrou uma maneira de fazer com que o crescimento fosse compartilhado amplamente pela populacão, eu também acho que esse indiano, que é o Amartya Sen, ele sintetiza o que nós fazemos, nós estamos compartilhando o crescimento, é isso que caracteriza o nosso crescimento, é um crescimento hoje compartilhado”, afirmou a presidenta.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, com a integração dos programas de transferência de renda do governo federal, do estado e do município, 1,5 milhão de pessoas saíram da situação de pobreza extrema no Rio de Janeiro. Para o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família, o governo federal deve repassar R$ 1 bilhão para o estado em 2012. Já o Renda Melhor, segundo o governo do Rio de Janeiro, garante um complemento ao Bolsa Família. O valor é calculado a partir das informações do Cadastro Único, considerando, além da renda declarada, as condições de moradia, e saneamento, e o grau de escolaridade de cada família.
Em seguida a presidenta seguiu para São João da Barra, desembarcando antes no aeroporto Batholomeu Lizandro, em Campos.O avião da presidenta Dilma Rousseff, pousou em Campos às 15h58, e imediatamente, a chefe de Estado se dirigiu a uma aeronave que a conduziu ao Porto do Açu. A Presidenta estava acompanhada da sua comitiva e do governador Sérgio Cabral. Ela foi recebida pelo empresário Eike Batista e a prefeita de São João da Barra, Carla Machado. 
No Aeroporto Bartolomeu Lyzandro, pessoas esperaram pela chegada da presidenta, Luiz Fernando Almeida, 48 anos, estava muito animado com a possibilidade de ver Dilma Roussef, ela chegou ao aeroporto às 10h40. “É um momento histórico, a primeira presidente mulher do meu país vindo a nossa região, a vinda do Lula, também foi muito importante, mas sendo Dilma uma mulher, torna esse momento ainda mais importante”, disse. 
                                        Foto Carlos Grevi- Ururau



Presidenta Dilma Rousseff posa para foto com trabalhadoras durante visita ao Superporto de Açu. Foto: Roberto Stuckert Filho 


A presidenta Dilma Rousseff defendeu  a parceria produtiva entre empresas públicas e privadas na exploração de riquezas, como o petróleo, e no desenvolvimento de tecnologias. Ao participar da cerimônia de celebração do início da produção de petróleo pela OGX, no Superporto de Açu, ela ressaltou que a empresa tem contribuições a dar tanto na produção de petróleo offshore no Brasil, quanto na atração de tecnologias de última geração para o país.


“Acredito que não há, não pode haver concorrência, no nosso espírito, entre duas grandes empresas, como é o caso da Petrobras e da OGX. Ambas se situam em patamares diversos, agora, ambas podem ganhar muito com uma parceria entre elas.”


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...