sexta-feira, 27 de abril de 2012

Carnaval do reino da fantasia


O carnaval de Campos passou por muitas mudanças ao longo dos séculos, no século XIX estavam em voga os Clubes Carnavalescos, como  Indiana, Macarroni, Neptuno,  Progresssista Plutão e Indiana, entre outros.

Já no século XX surgiram os cordões, os blocos e os ranchos. Houve a fase dos corsos e dos bailes em clubes. Na minha infância lembro-me dos desfiles pré-carnavalescos com blocos como o Ninguém é de Ninguém formado por médicos campistas e dos mascarados que alegravam nossas tardes.

Os desfiles dos Bois Pintadinhos nas tardes de domingo de Momo eram uma tradição e as famílias iam assistir na Avenida VX de Novembro assim como também a passagem dos blocos e escolas de samba.

A festa foi mudando ao longo das últimas décadas, com o fortalecimento do carnaval nas praias e certo esvaziamento do carnaval na cidade.  As causas dessas mudanças são muitas e algumas até naturais, já que o mundo muda.

O que não é natural é tratar as manifestações culturais de nosso município como se não existissem durante o ano inteiro e que como por encanto surgissem magicamente durante o chamado carnaval fora de época.

Todo ano ouvimos as queixas das sociedades carnavalescas sobre a falta de incentivo e a desculpa da prefeitura é sempre a mesma, alegando que bois, escolas e blocos não prestam contas da verba que recebem.

Quem melhor definiu essa questão foi um senhor que me abordou no Calçadão: “Vereadora, parece que a prioridade não é a festa, mas quanto dinheiro público pode ser gasto com ela.”.

Ele tem toda razão não há uma política de preservação das nossas tradições culturais, nem estímulo às atividades culturais nas entidades carnavalescas e folclóricas durante todo o ano além de cursos para que os adereços, fantasias e alegorias sejam produzidos em nossa cidade, com tempo e não apenas às vésperas do carnaval.

No reino da fantasia o que importa é o espetáculo a qualquer preço-no caso do CEPOP pelo menos 80 milhões-, paga-se uma fortuna a escolas de samba cariocas, se gasta algum dinheiro na última hora com as entidades carnavalescas de Campos e artistas são convidados para shows. A quem interessa essa “festa”?  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...