sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quem é que vai pagar por isso?

Foto Carlos Grevi- site Ururau
Em quatro meses, os cidadãos campistas estão enfrentando a terceira greve do transporte público em Campos. No último dia 16 os estudantes de escolas públicas liderados pela FEC, Federação dos Estudantes de Campos fizeram mais uma manifestação em defesa do passe-livre.

Nas duas situações de impasse, a greve e a manifestação dos estudantes, a corda estoura do lado mais fraco. A população fica sem ônibus, os estudantes sem direito ao passe-livre e os trabalhadores sem salários.

Há mais de um mês, no início de março, foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) na Procuradoria do Trabalho de Campos para que alguns dos problemas no setor fossem discutidos e que se chegasse a uma solução.

As empresas acusam a PMCG de não repassar os recursos do programa Cartão Cidadão, a prefeitura acusa as empresas por suspeita de fraude, e os trabalhadores se queixam de falta de salários e outros direitos trabalhistas.

Pelo TAC assinado ficou acordado que a municipalidade, repassaria os valores mensalmente, com exceção dos valores questionados pela PMCG e bloqueados judicialmente, que as empresas deveriam pagar seus trabalhadores rigorosamente em dia bem como regularizar o passivo trabalhista e que o representante dos trabalhadores deveriam repassar as informações à categoria.

Em abril, o impasse novamente de estabelece e quem paga é a população, a postura da prefeitura foi apenas de solicitar que os trabalhadores garantissem que 30% da frota iria circular durante a greve. Se há desconfiança quanto ao repasse que se conclua a auditoria e que se tomem as medidas necessárias, no entanto, a população não pode ficar refém dessa queda de braço entre as empresas e a prefeitura.

Quando estava a caminho da Câmara na terça-feira pude ver mais de cem pessoas aguardando vans em longas filas. Os denunciam estudantes que estão tendo que pagar passagem porque não há ônibus suficientes e no horário que entram e saem das escolas as empresas colocam micro-ônibus.  Sem falar no péssimo estado de alguns coletivos e o não cumprimento dos horários. Quem é que vai pagar por isso? Até agora só a população de Campos.

Artigo da vereadora Odisséia publicado na Folha da Manhã de hoje.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...