domingo, 20 de maio de 2012

Tocar e Lutar: Órfãos da música


Foto Anaceli Nuffer
Há pouco mais de uma semana a ONG Orquestrando a Vida cerrou suas portas, o dia de luto foi marcado, como não poderia deixar de ser, com música. Música para o povo, música na Praça São Salvador.

O povo de Campos sabe o que está perdendo, o último concerto da ORAVI foi uma verdadeira comoção. Choravam os pais, os maestros e maestrinas, pessoas que passavam pelo local,mas sobretudo, choravam as crianças. Crianças das mais diferentes origens, de classe média baixa, de classes menos favorecidas, em situação de risco social, que vivem em abrigos. Crianças.

Os números poderiam sozinhos, dar a dimensão do projeto, afinal são 750 crianças e jovens em seis orquestras sinfônicas e duas bandas. A Orquestrando a Vida, é muito mais que apenas números, há um espírito que move o projeto, muda vidas.

O abatimento visível nos rostos de todos na praça, não foi capaz de afastar o espírito da Orquestrando a Vida: Tocar e Lutar. A luta continua junto a empresas privadas e públicas e junto à prefeitura. Estavam lá na palestra do Leonardo Boff no IFF, estavam no Seminário Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial na Câmara, estão sempre nas sessões do legislativo.

Pobre cidade rica. As questões envolvendo o convênio com a PMCG merecem um artigo exclusivo, tamanha é a insensibilidade dos membros do staff municipal. É verdade que patrocinar a ORAVI não é “dever” apenas da prefeitura, mas tratar com respeito é obrigação dos gestores públicos.

Não podem morrer os sonhos de crianças como uma menina que desesperada agarrava-se 
aos professores em plena praça e teve que ser amparada, parece que via no fim da Ong a morte da esperança em ter uma vida digna.

Enquanto os patrocínios que podem garantir a volta da Orquestrando a Vida à ativa não chegam, podemos ajudar doando qualquer quantia na conta 70646-5, agência 0463 do Banco Itaú. Os cidadãos Campos sabem o valor da Orquestrando a Vida, façamos a nossa parte. Não podemos deixar a música morrer.

Artigo da vereadora Odisséia publicado na Folha da Manhã de 18 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...