sábado, 12 de maio de 2012

POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL


Foi realizado na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes um seminário para discutir o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A intenção é traçar metas para a execução de programas de defesa e promoção da Igualdade Racial no Estado do Rio de Janeiro. O seminário foi promovido pela Secretaria de Estado de Promoção Social e Direitos Humanos.

Para garantir a participação e a democracia estão acontecendo em alguns municípios, como Campos, os onze eventos regionais abrangem todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, a partir da divisão do estado em regiões.

O Plano deverá afirmar o caráter pluriétnico da sociedade brasileira, enfatizando, sobretudo, a reavaliação do papel ocupado pela cultura indígena e afrodescendente como elementos integrantes da nacionalidade e do processo civilizatório nacional.

As políticas de ação afirmativas são fundamentais em nosso país, afinal somos todos iguais, mas nem todos são tratados da mesma forma, ou seja, em nossa sociedade sempre houve distinção no acesso ao poder político, econômico e social. É impossível ignorar a imensa desigualdade de corte racial existente na sociedade brasileira.

A decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou legais as políticas de cotas implementadas na Universidade de Brasília (UNB) é uma vitória dos movimentos sociais. O entendimento do STF vai servir de parâmetro para todas as universidades públicas brasileiras que ficam autorizadas a adotar o modelo da UNB ou outro que já possuam.

Quando falamos de Igualdade Racial, não falamos apenas de cotas, embora essas sejam de primordial importância na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial que tem como princípio básico a redução das desigualdades raciais no país.

É muito importante que se discuta com toda a sociedade a questão racial, já que há o mito da democracia racial no Brasil, que ao longo dos séculos mascara a realidade da maioria esmagadora da população negra em nosso país. A realização do seminário foi um grande passo para que questões étnicas fossem discutidas bem como a garantia de que a de implantação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial caminhe em nossa região.

Artigo publicado na Folha da Manhã de ontem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...