sábado, 23 de junho de 2012

Patrimônio cultural a prefeita sabe o que é isso?


Nossa cidade com quase quatro séculos de história e dona de imenso patrimônio cultural material e imaterial assiste sua história morrer com o a sentença assinada pelo poder público municipal.

 O tradicional pavilhão de regatas da Beira-Rio que recebia convidados na época áurea do remo e também servia como palanque durante os desfiles de Carnaval foi posto abaixo sem dó nem piedade pela prefeitura.

A antiga Casa Terra na Rua Carlos de Lacerda desabou depois de anos de abandono, o mesmo destino de outros prédios do Centro Antigo que sem uma política que trate do patrimônio histórico vão sucumbir à ação inexorável do tempo.

A prefeita parece desconhecer o verdadeiro sentido do termo tombamento  que é “ o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.” Tombar para a Srª Rosângela Matheus é sinônimo de por abaixo, de derrubar.

Não podemos assistir passivamente o sepultamento  de nossa história, se não cuidarmos o mesmo acontecerá não apenas com os casarões do centro mas também com os solares, capelas e igrejas espalhados por todo município.

Revitalização do centro da cidade não é apenas fazer a retirada de todos os postes, remodelação das ruas e calçadas e construção de redes elétricas subterrâneas como anunciou a prefeita com pompa e circunstância no começo desse mês. O que adianta um centro histórico com fiação subterrânea e sem seus prédios preservados? A frágil estrutura dos casarões resistirá à trepidação dos bate-estacas?

Como tem acontecido em muitas obras da PMCG o carro parece andar na frente dos bois. Pobre cidade rica, tão maltratada por quem deveria cuidar e protegê-la.

 Cuidemos da nossa “Campos Formosa”  que como exalta a letra do nosso hino “Nada iguala os teus dons, os teus primores/Val de delícias, o teu céu azul/Minha terra natal ninho de amores/Urna de encantos, pérola do sul.”

Artigo da vereadora Odisséia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...