domingo, 8 de janeiro de 2012

Momento difícil para nosso município

Foto Pedro Otávio Cavalcante
O ano começou difícil para o povo de nossa cidade. As cheias dos rios Muriaé e Paraíba do Sul causaram transtornos e desalojaram milhares de pessoas.
O nível do Paraíba passou dos 11metros e colocou toda cidade em alerta e o rompimento do dique em Três Vendas abriu uma cratera de cerca de 20 metros na BR e trouxe apreensão a todos nós, já que cerca de 4 mil pessoas moram na localidade.
As escolas municipais e estaduais recebem os desabrigados, é muito triste ver famílias perderem móveis e roupas e a solidariedade é fundamental.
É importante que todos se mobilizem para ajudar essas famílias doando água mineral, colchonetes, roupas, calçados e alimentos não perecíveis, além de material de básico de higiene pessoal.
Ano passado a tragédia da chuva atingiu a região serrana com várias mortes, em 2012 foi a vez do norte e noroeste do estado e equipes da Defesa Civil Estadual e dos municípios atingidos se desdobram para atender à população.
Equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social estão de plantão para ações como vacinação, distribuição de medicamento e cadastramento dos desabrigados e desalojados.
É hora de mãos à obra, já que o que importa é o bem estar da população que tem que ser atendida de maneira eficaz e rápida para que os danos sejam os menores possíveis.
O sistema de monitoramento de cheias e chuvas tem sido fundamental para que a população seja retirada a tempo e vidas não sejam perdidas como aconteceu no ano passado.
No momento as ações dos governos se concentram no resgates dos desabrigados mas em seguida o esforço coletivo terá que ser focado na reconstrução de áreas atingidas e locais de risco.
Além da transferências dessas famílias para locais seguros é preciso evitar que outras ocupem os imóveis antigos e o problema persista. Além disso é preciso que se pense em obras de infra-estrutura e manutenção em diques, estradas e canais, já que nossa região sempre será propensa a enchentes.
O momento é de ação e união de todos. Mãos à obra.

Artigo publicado na Folha da Manhã de sexta-feira.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...