terça-feira, 10 de janeiro de 2012

De quem é a culpa?


Janeiro é época de chuvas e dos novos- velhos noticiários em todos os canais de comunicação sobre suas devastadoras consequências. Famílias desabrigadas, móveis e eletrodomésticos perdidos, casas destruídas, ruas alagadas, aumento de doenças, vidas perdidas e a velha pergunta: de quem é a culpa?A resposta também é velha conhecida: a culpa é da população que joga lixo na rua, que entope bueiros e que joga sacolas plásticas nos rios. É claro que isso é muito grave pois  ajuda a alimentar as catástrofes mas daí a dizer que esses  são os principais motivos é uma baita de uma mentira.
Mentira cruel. O governo municipal procura culpado, culpam governos passados, mas não fazem nada. Já virou rotina nesse governo, empurrar a culpa para os outros. Mas a culpa está na insensatez dos  que tem o poder nas  mãos e não o usa para o benefício da população O erro principal está na falta de planejamento de uma cidade com orçamento de bilhões, na falta de fiscalização das áreas de proteção ambiental, na inobservância das projeções e margens de segurança, nas galerias que não suprem a captação das enxurradas, na maquiagem criminosa  das obras de um canal, na impermeabilização descontrolada do solo. Dá pra ver que os investimentos para obras contra enchentes, de um modo geral, têm sido pequeno perto das inúmeras dificuldades que a população enfrenta  cada vez que começa a chover na cidade.
A população que trabalha o ano todo para comprar seus bens e periodicamente perdem tudo nas enchentes não pode levar a culpa sozinha. O município tem um Plano Diretor Ambiental, obrigação prevista no Estatuto das Cidades? Se o problema é o mesmo todos os anos, por que não são tomadas providências para contornar os efeitos das enchentes no município? É tão difícil assim agir preventivamente ou é mais vantajoso esperar pela desgraça alheia?Isso é sórdido, é desumano. É a cara desse governo que valoriza praças e jardins enquanto a população sofre com  casas inundadas.
Embora eu saiba a resposta, eu deixo a pergunta: Que tipo de gente é esta?


Artigo do professor Eduardo Peixoto, presidente do PT de Campos, publicado no jornal Folha da Manhã de ontem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...