segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

“Com menos impostos e mais crédito, a economia brasileira vai crescer mais”, destaca presidenta

Café com a presidentaA edição do programa Café com a Presidenta veiculada hoje (2) trouxe o pronunciamento à nação da presidenta Dilma Rousseff, transmitido no último dia 23 de dezembro, quando a presidenta fez um balanço de seu primeiro ano de governo e antecipou algumas metas para 2012. Em sua mensagem, ela destacou que, apesar das dificuldades, 2011 “ foi um ano bom”, e lembrou das principais políticas do governo federal, como a criação de mais de dois milhões de empregos e programas sociais e econômicos.
“Nada melhor para uma mãe ou para um pai de família, quando pode dizer a seus filhos: apesar das dificuldades, graças a Deus este foi um ano bom e, com certeza, o próximo será ainda melhor. Igual a cada um de vocês, ainda estou longe de me sentir satisfeita, mas tenho cada vez mais convicção de que podemos e vamos avançar muito mais. 2011 foi um ano de grande prova e 2012 será mais um marco de consolidação do modelo brasileiro.”
Na área de infraestrutura, Dilma Rousseff destacou que o Programa de Aceleração do Crescimento “ganhará ainda mais ímpeto, em todo território nacional”. E informou que 2012 começará com menos tributos para as mais de 5 milhões de pequenas empresas que estão no Simples e para os Microempreendedores Individuais. Disse, ainda, que os brasileiros terão mais facilidades para comprar a casa própria, já que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil investirão mais de R$ 125 bilhões no Minha Casa, Minha Vida.
“Somente este ano, já contratamos 341 mil novas moradias, entregamos 400 mil moradias e outras 500 mil estão em obras. Serão milhões e milhões de famílias pobres e de classe média realizando o sonho da casa própria. Reduzimos também o IPI sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar, para baratear o custo desses produtos. Também renovamos a redução de tributos de caminhões, utilitários e máquinas agrícolas, para apoiar a nossa agricultura. Com menos impostos e mais crédito a economia brasileira vai crescer mais.”
A presidenta Dilma fez ainda um balanço dos programas na área social, como o Brasil Sem Miséria, que, segundo ela, já produziu grandes resultados e vai se consolidar plenamente em 2012. Também lembrou de programas federais lançados recentemente, como a liberação de recursos para a construção de 1,5 mil creches e pré-escolas e a seleção de mais 1,5 mil para 2012; o Melhor em Casa, que “vai continuar levando assistência médica de qualidade na própria casa de milhões de brasileiros”; o SOS Emergências, “que vai continuar melhorando o atendimento nos principais prontos-socorros do país”; o “Crack, é possível vencer”, que contará com investimentos de R$ 4 bilhões, além do Viver Sem Limites, de apoio aos 45 milhões de brasileiros que sofrem com alguma deficiência e do Pronatec, com 8 milhões de vagas até 2014.
“Uma coisa, em especial, aumenta a minha alegria. É o fato de que, além de garantir a estabilidade econômica, o governo vai poder ampliar nossas políticas de apoio aos mais necessitados.”
Ouça abaixo a íntegra do programa Café com a Presidenta ou leia aqui a transcrição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...