A presidenta Dilma Rousseff começou a semana comemorando o cumprimento da primeira promessa de campanha: o início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, medida que beneficiará mensalmente 960 mil pessoas.
Outro ponto do programa de governo começa a ser cumprido, o combate às drogas, principalmente o crack que devasta a vida de muitas famílias brasileiras. Dilma participou da abertura do seminário de implantação dos Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas.
Esta semana foi votado o novo valor do salário mínimo, que ficou aquém do proposto por alguns partidos e reivindicado por centrais sindicais. Durante a campanha eleitoral a presidenta sempre afirmou que havia uma margem para a aprovação do salário, e que não iria prometer um valor irreal, que poderia comprometer a sanidade das contas públicas.
O que é preciso ressaltar, é que quando um candidato faz campanha, as propostas precisam ser honradas, não podem ser apenas palavras jogadas ao vento.
Em Campos a prefeita anunciou em sua campanha que construiria 10 mil casas populares até o fim do mandato. Até agora, passados dois anos da posse, foram pagos às empreiteiras responsáveis pela construção das casas populares do programa Morar Feliz, R$ 235.381.702,09 (duzentos e trinta e cinco milhões, trezentos e oitenta e um mil, setecentos e dois reais e nove centavos), dinheiro suficiente para três mil 362 residências, mas apenas 650 unidades foram entregues.
Mesmo que se descontasse o valor das obras de infra-estrutura de toda primeira parte do programa (previsão de cinco mil e cem casas) o número de 650 casas é muito aquém do que deveria ser entregue. E fico hoje apenas na questão das casas, há ainda muitas outras.
Repito, promessa de campanha é coisa séria. O presidente Lula em campanha em 2002 foi questionado quando prometeu gerar 10 milhões de empregos. Promessa cumprida e ampliada em mais de 50%, já que o presidente foi eleito para um segundo mandato. Como diz o antigo ditado: “Promessa é dívida”, e em relação à Rosinha a dívida é com 463.535 campistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário