Na semana em que nosso partido comemora trinta e um anos de fundação vale uma reflexão sobre ao papel do PT na sociedade brasileira nesses anos.
Desde o início, nascido da luta dos trabalhadores metalúrgicos e de outros setores, o partido atuou decisivamente na organização e mobilização dos movimentos sociais e no movimento contra a ditadura e redemocratização do país.
Ao longo de todos esses anos, ampliou a participação no parlamento (hoje tem a maior bancada da Câmara dos Deputados) tanto nacionalmente, quanto em estados e municípios e também tem exercido o poder executivo onde avançou no conceito de orçamento participativo e no que chamamos modo petista de governar.
Em Campos fazemos parte da Frente Democrática que essa semana caminhou para uma maior integração com os movimentos sociais. O primeiro segmento com o qual a frente se reuniu foi com as associações de moradores e na próxima a discussão avança com os representantes do movimento sindical.
É fundamental se consolidar uma aliança para darmos conta dos desafios coletivos que se apresentam. Vocação do Partido dos Trabalhadores desde a sua origem, que reafirma então o compromisso com a organização e construção da cidadania.
A atuação do partido na frente é apenas um aspecto dessa atuação, já que sempre participamos dos movimentos sociais organizados e o mandato na Câmara de Vereadores de Campos sempre manteve a interlocução com os mais diversos setores.
Na próxima semana vai ser aberto mais um ano legislativo, um ano em que pretendemos ampliar ainda mais a participação dos movimentos sociais no mandato. Acreditamos que o modo petista de fazer política se consolida quando fazemos um mandato aberto e coletivo, em que todos podem dialogar, sugerir, propor e contribuir. Um mandato popular, de oposição, propositivo e programático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário