Petista do Rio Grande do Sul vence disputa contra três outros candidatos por 375 votos, em dia sem surpresas para governo federal
Depois de reconduzir o peemedebista José Sarney (AP) à presidência do Senado no início da tarde, o governo federal emplacou, no fim da noite desta terça-feira, o deputado Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. Ele recebeu 375 votos na disputa contra Sandro Mabel (PR-GO), que teve 106 votos. Chico Alencar (PSOL-RJ), com 16 votos, e Jair Bolsonaro (PP-RJ), com nove, também estavam na disputa. Três deputados votaram em branco.
Gaúcho de Canoas, Maia era o favorito da disputa e agora será o 50º ocupante do posto que tem, entre suas atribuições, assumir a Presidência da República no caso das ausências do presidente e do vice. Será a primeira vez que um ex-torneiro mecânico assumirá o posto na história da Câmara.
Foto: AE
O novo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS)
Após ser declarado novo presidente da Câmara, o deputado fez um discurso em que agradeceu e fez elogios ao líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). No próximo biênio (2013-2015), o PT tem um acordo para apoiar Alves. "O senhor representa um pouco de cada um de nós. Não é fácil chegar a 11 mandatos. São 44 anos de vida parlamentar", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário