quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Marco Maia: Primeiro metalúrgico presidente da Câmara

Petista do Rio Grande do Sul vence disputa contra três outros candidatos por 375 votos, em dia sem surpresas para governo federal

Adriano Ceolin, iG Brasília




Depois de reconduzir o peemedebista José Sarney (AP) à presidência do Senado no início da tarde, o governo federal emplacou, no fim da noite desta terça-feira, o deputado Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. Ele recebeu 375 votos na disputa contra Sandro Mabel (PR-GO), que teve 106 votos. Chico Alencar (PSOL-RJ), com 16 votos, e Jair Bolsonaro (PP-RJ), com nove, também estavam na disputa. Três deputados votaram em branco.
Gaúcho de Canoas, Maia era o favorito da disputa e agora será o 50º ocupante do posto que tem, entre suas atribuições, assumir a Presidência da República no caso das ausências do presidente e do vice. Será a primeira vez que um ex-torneiro mecânico assumirá o posto na história da Câmara.


Foto: AE
O novo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS)
  
Após ser declarado novo presidente da Câmara, o deputado fez um discurso em que agradeceu e fez elogios ao líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). No próximo biênio (2013-2015), o PT tem um acordo para apoiar Alves. "O senhor representa um pouco de cada um de nós. Não é fácil chegar a 11 mandatos. São 44 anos de vida parlamentar", afirmou.
Maia comemora eleição

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...