A CNBB lançou
oficialmente nesta quarta-feira (22) a Campanha da Fraternidade de 2012, com o
tema “Fraternidade e Saúde Pública”.
Durante a Quaresma, as mais de 10 mil paróquias do Brasil
devem refletir sobre a situação da área no país. O lema é: “Que a saúde se
difunda sobre a terra.”
A campanha da CNBB faz críticas ao financiamento da saúde
pública, o qual avalia como “problemático” e “insuficiente”. O texto-base da
campanha também condena o não cumprimento pelos governantes da transferência
mínima de recursos para o setor exigida pela Constituição Federal.
Pela legislação, os municípios devem destinar à saúde 15%
da arrecadação com impostos e os estados, 12%. O governo federal precisa
aplicar o montante do ano anterior somado à variação nominal do Produto Interno
Bruto (PIB).
O objetivo geral dessa campanha será Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil
e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no
fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do
acesso e da vida da população.
A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde
1964. Anualmente, a igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura
envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a
Sexta-feira Santa, em que os católicos praticam ações para ajudar o próximo
assim como fez Jesus, segundo o catolicismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário