sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

32 anos do partido que mudou o Brasil


Há trinta e dois anos nascia o PT, o partido foi fundado oficialmente no dia 10 de fevereiro no Colégio Sion em São Paulo. O Partido dos Trabalhadores surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda então existentes.
Entrei no PT no final da década de 80 e desde então o partido tem sido fundamental na minha formação, nos princípios éticos que norteiam minha militância. Na época muitos não acreditavam que pudéssemos sequer conquistar o poder em tantas prefeituras. Quando o PT foi eleito em alguns municípios já era possível ver as diferenças de concepção e de ação em relação aos partidos tradicionais.
Uma das marcas foi a gestão participativa, com o olhar voltado para os mais necessitados, aos mais pobres entre os pobres, em políticas públicas que fariam a diferença na vida dos cidadãos em muitas cidades brasileiras.
Em 1989 o companheiro Lula chegou ao segundo turno surpreendendo muitos que não acreditavam que um partido de esquerda, nascido na luta dos trabalhadores pudesse realmente ser uma alternativa para o Brasil. Finalmente em 2002, Lula foi eleito o primeiro presidente operário em nosso país. Em oito anos o partido mudou a face do Brasil.
Cerca de 20 milhões de pessoas, graças ao Bolsa Família e outros programas sociais, saíram da miséria, e 30 milhões ingressaram na classe média. O governo Lula resgatou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e, através dos programas sociais e da Previdência, promoveu a distribuição de renda que aqueceu o mercado interno de consumo. O BNDES tornou as grandes empresas brasileiras competitivas no mercado internacional. Sem dúvida o Brasil mudou para melhor com o PT.
Tudo isso prova que estão mantidos o princípios da fundação: “O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá.” Viva O PT, viva o povo brasileiro!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...