Há exatamente dois anos perdíamos o companheiro vereador Renato Barbosa em um acidente da BR 101, quando seguia de Campos para Macaé onde trabalhava na Petrobrás.
O vereador do Partido dos Trabalhadores que tinha 44 anos e três filhos foi um parlamentar dedicado que entendia que na política poderia materializar seus sonhos de ser o elo de melhorias sociais, notadamente voltado para o público mais carente.
Renato Barbosa foi o autor de várias leis que beneficiaram a população de Campos dos Goytacazes, destacando-se a Lei do Passe Livre para os idosos acima de 60 anos; a Lei do Distrito Industrial de Serrinha, entre tantas outras.
Em sua breve passagem pela Secretaria de Petróleo de nosso Município, cadastrou munícipes e oportunizou uma gama de cursos profissionalizantes voltados para a indústria petrolífera, sempre com o foco na juventude campista, possibilitando um melhor acesso ao mercado de trabalho.
Renato era um lutador incansável de muitas causas em nossa terra e hoje com certeza estaria defendendo na Praça São Salvador a manutenção do veto do presidente Lula à "Emenda Ibsen", que diz que todos os royalties do petróleo devem seguir como regra de distribuição o Fundo de Participação dos Estados, inclusive a dos contratos já existentes. Com isso, os Estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo e todos os município produtores perderão grande parte da arrecadação.
O Rio de Janeiro, maior produtor nacional de petróleo (83% da produção nacional), deixará de receber aproximadamente 7,3 bilhões de reais por ano em royalties. O Espírito Santo seria outro estado bastante prejudicado. A defesa dos royalties do petróleo não pode passar ao largo da defesa da transparência com o gasto do dinheiro público e esse foco não pode ser perdido.
Precisamos ter clareza de que essa receita é finita e criar alternativas de desenvolvimento, além de investir esse dinheiro de maneira responsável, o que infelizmente não tem sido feito. Vamos defender nossos direitos e temos que cumprir nosso dever de usá-lo de maneira correta. Vamos à luta.
2 comentários:
É isso aí...saudades do Renatinho Barbosa,uma grande perda para Campos...e agora temos que lutar para não termos outra perda:a dos royalties do Petróleo...chega de perda!!!
É isso aí...SAUDADES do nosso Renatinho Barbosa...uma grande perda para Campos e agora temos q lutar para não termos outra perda:a dos royalties do petróleo!!!
Postar um comentário