sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A criança e o adolescente devem ter direito de sonhar

Em sua visita a Campos na última sexta-feira o Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves se reuniu com as instituições conveniadas com a FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) na Obra do Salvador; depois de participar da festa em comemoração aos sete anos do restaurante Cidadão Romilton Bárbara e tive o prazer de acompanhá-lo na extensa agenda na cidade.

A presidente da Obra do Salvador, Regina Wigand destacou a atuação republicana do Governo do Estado na relação com as instituições que fez seleção pública para a aprovação de projetos do PPTA (Programa de Trabalho Protegido na Adolescência).

A forma de seleção das instituições é como deveria ser feita em todos os governos, sem espaço para apadrinhamento de qualquer espécie, visando a transparência e a lisura para lidar com as verbas públicas.
Foi assim que a Obra do Salvador foi escolhida para implementar o programa que tem como objetivo oferecer ao adolescente oportunidade de inserção qualificada no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias da instituição, essa inserção ocorre em empresa pública e privada, no comércio, na área de serviços ou em trabalho autônomo.

As ações do PPTA são voltadas para formação sócio educativa educação profissional básica para adolescentes com idades entre 14 e 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica. A prioridade é para aqueles com direitos violados em decorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso e exploração sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho proibido, com deficiência.

Programas como esse, nas palavras da Presidente da FIA, Teresa Cosentino que também estava presente na visita a Campos, permitem a essas crianças e adolescentes o “direito ao sonho” que é o que desejamos também para nossos filhos.

Esse ano só a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos investiu em Campos mais de seis milhões de reais em diversos programas e ações. Esperamos que a Prefeitura de Campos também tenha essa postura republicana já que até dezembro o Programa Renda Melhor pode chegar ao município mas precisa de parceria com o executivo municipal.

Artigo publicado no Jornal Folha da  Manhã de 16 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...