sábado, 17 de setembro de 2011

Deputado Anthony Garotinho envia ofício ao Ministério do Desenvolvimento Agrário tentando desqualificar Superintendente do INCRA

Solicitei ao Gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário o Sr.Afonso Florense a cópia do ofício n0066/ encaminhado pelo gabinete do Deputado Federal Anthony Garotinho que solicita explicações ao Ministro sobre o "comportamento inexplicável"do Superintendente do INCRA,Sr Gustavo Noronha que teria "incitado"os assentados do ZUMBI I,II,III e IV contra a Prefeita de Campos dos Goytacazes ao colocar em pauta a discussão sobre o novo traçado da BR101.

É importante lembrar que o Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e da organização dos trabalhadores rurais,portanto é um movimento organizado nacionalmente que luta pela terra e pela justiça social.

Seria uma desqualificação com o MST imaginarmos que os assentados pudessem ser influenciados pelo discurso de alguém.Eles debatem,discutem e se organizam ,são capazes de elaborar e executar suas ações coletivamente.

Na reunião realizada pelo Superintendente do INCRA,Sr Gustavo na sede do centro comunitário no Zumbi II, no dia 08 de setembro com cerca de duzentos assentados , entidades da sociedade civil organizada,CPT,UENF,UFF,IFF,SEPE,o vereador Papinha , a vereadora Odisséias ,as pessoas presentes tiveram democraticamente direito a palavra sendo apresentado uma pauta de reivindicações , inclusive com elogios pois estavam recebendo o superintendente pela primeira vez.

Foram realizados vários questionamentos,entre eles a preocupação dos assentados com relação ao novo contorno da BR1001 que de acordo informações poderiam cortar as terras do ZUMBI ,afetando diretamente cerca de duzentas famílias resposta fornecida pelo Sr Gustavo é a que consta no documento em anexo, encaminhada pela Autopista Fluminense. Ele solicitou aos vereadores presentes que buscassem informações junto a prefeita e  foi comunicado que o pedido de informação foi aprovado na câmara por unanimidade.

Estranhamos que no dia 16 de setembro, o Deputado Anthony Garotinho solicitou uma reunião com representantes do INCRA,ANTT,LLX ,Autopista Fluminense e assentados .Essa reunião aconteceu ás 16h no Zumbi I,não permitindo a participação de todas lideranças dos assentados,onde 90% dos presentes eram DAS , secretários,secretárias do governo e vereadores da base governista,inclusive com a utilização de carros oficiais da prefeitura,com todos indícios de reunião eleitoral extemporânea.

O Deputado de forma autoritária desqualificou os representantes do INCRA,que não estavam presentes,pois no ofício encaminhado ao MDA, não informou o horário da reunião,sendo que o Sr. Gustavo Noronha e o Sr. Luciano Brunet realizaram uma reunião com os assentados pela manhã,além de terem tentado o contato com a prefeita e com o Deputado através do representante do governo municipal o SR RICO,presente na reunião,mas foi informado que não seria possível o encontro.

Logo após a fala do companheiro Chiquinho representante do MST que apresentou um dos mapas e realizou várias indagações, solicitei a palavra ao Deputado para alguns esclarecimentos totalmente descontrolado percebeu que a reunião fugia ao seu controle,negou a fala alegando que somente ele falaria.Isso demonstra o seu total despreparo em lidar com quem se opõe as suas idéias e principalmente com os movimentos sociais organizados.
Um dos mapas apresentados

Carro a serviço da PMCG





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...