quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cinco anos da Lei Maria da Penha é tema de pronunciamento na Câmara

A vereadora Odisséia encaminhou ontem moção de aplauso a Maria da Penha Maia Fernandes em função dos cinco anos da Lei Maria da Penha.Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, na qual há aumento no rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

Em 1983, seu ex-marido, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou contra ela, simulando um assalto, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica. Nove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos.



No último fim de semana a vereadora Odisséia participou de dois eventos para marcar os cinco anos da aplicação da lei. Na sexta-feira participou na Fundição Progresso, na Lapa,Rio de Janeiro de uma série de atvividades para marcar a data (oficinas, debates, apresentação de textos poéticos e show).

Estiveram presentes a Ministra da Secreteraria Especial de Política para Mulheres Iriny Lopes, a ex-ministra da mesma pasta Nilcéa Freire, a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros,a Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, o Secretário de Promoção Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, as deputadas Inês Pandeló e Benedita da Silva e própria Maria da Penha Maia Fernandes.









No sábado a vereadora participou como palestrante convidada pelo Conselho de Defesa de Direitos da Mulher de Belford Roxo. O tema da palestra que também fez parte da programação de comemoração do 5° aniversário da Lei Maria da Penha foi "Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão".







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...