sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saúde em Campos

Saúde é um direito básico do cidadão e deve ser garantido por seus governantes. Quanto a isso  parece ou não deveria haver dúvida.

Recebemos a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha em nosso município na última semana e o que se viu não nos orgulha nem um pouco.

Quem vive aqui sabe que vivemos bem longe do mar de rosas que a prefeita tentou demonstrar para o ministro. Os concursados do Programa Saúde da Família que estavam tentando fazer uma manifestação pacífica foram tratados com desrespeito e desdém como se não fossem capazes de fazer reivindicações por conta própria.

Um governo tem a obrigação de manter relações institucionais com as diferentes esferas de poder. Sendo assim, o governo federal, cumpre seu papel quando trata de maneira igualitária prefeitos e governadores independente dos partidos aos quais pertençam.  Nada mais que obrigação.  Mas parece que nem todos conhecem essa regra básica da democracia.

Em Campos dos Goytacazes a oposição é vista como “um inimigo a ser combatido”, o movimento social deve ser afastado e qualquer crítica é sinal de “guerra”. Eu sou uma vereadora desse município e como tal tenho o dever de fiscalizar e propor ações para que as políticas públicas sejam cumpridas da melhor maneira possível.

Cumprindo meu papel, entreguei ao Ministro Alexandre Padilha, um documento, elaborado pela Frente Democrática, que detalha a situação da saúde em Campos. Para isso precisei enfrentar um verdadeiro cordão de isolamento de partidários da prefeita.

O documento mostra de forma clara a real situação em que se encontra a população no quesito saúde e traz também informações gerais sobre questões geoeconômicas fundamentais para embasar e situar Campos no contexto regional e nacional. Descreve o perfil da rede em Campos e detalha vários "nós" no funcionamento da mesma, desde as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passando pelos hospitais públicos e conveniados, programas especiais, ambulâncias, recursos financeiros, PSF, Saúde em Casa, CAOPE, medicamentos, etc.

O ministro tem agora em mãos o perfil real da saúde em Campos, infelizmente bem diferente nas peças publicitárias divulgadas pelo governo municipal.  Os problemas não devem ser jogados para baixo do tapete, é preciso enfrentá-los e criar soluções, obrigação de quem governa. 

Arigo publicado na ediçao de hoje do Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...