sexta-feira, 16 de julho de 2010

Crianças e internet, todo cuidado é pouco

Artigo publicado no jornal Folha da Manhã, edição de 16 de julho de 2010

A popularização da internet em todo mundo é um fator que traz muitos benefícios entre eles a desburocratização de serviços e a democratização do acesso à informação, no entanto nem tudo são flores na rede digital.

A cada diz temos notícias de vários crimes cometidos na web, desde os financeiros até os de racismo e pedofilia. Muitas vezes nossas crianças levam horas solitárias em seus computadores e achamos que estão seguras porque estão dentro de casa. Nada mais ilusório.

Os pedófilos atacam suas vítimas usando as redes sociais e de mensagens instantâneas, como chats e MSN e muitas vezes não nos damos conta de quem fala com nossos filhos. Não podemos, em nome de um falso conceito de invasão de privacidade deixá-los à mercê dessas criaturas nefastas, temos que vigiar sempre.

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro assinou um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Operacional.com a Safernet Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em agosto do ano passado com a intenção de coibir e apurar esses crimes.

A partir da assinatura do Termo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro se tornou o primeiro órgão Estadual do País a ser integrado à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada e mantida pela SaferNet desde janeiro de 2006 e operada em parceria com o Ministério Público Federal, o Departamento de Polícia Federal e o Disque 100 do Governo Federal. É importante que se evite esses crimes e quando forem cometidos que se procure os órgãos competentes para punir os culpados.

Um dos caminhos é procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou de proteção à Criança e Adolescente, onde houver. Em lugares onde não existem deve-se ligar para o Disque 100. A instalação de uma DEAM em Campos se mostra de fundamental importância, já que seria a primeira porta onde os responsáveis podem bater quando se depararem com um ataque de um pedófilo pela internet.

É importante ressaltar que a criança é a vítima SEMPRE e o culpado é o adulto que a assedia nunca se deve criticar ou castigar a criança, mas ouvi-la e protegê-la. Os pais têm que ser o porto seguro, para que em caso de ameaça ou crime consumado a criança possa confiar e relatar o caso. E no mais vigiar nunca é demais.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...