quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sessão da Câmara e o IDEB


Ia comentar a sessão da Câmara de Vereadores hoje, mas quando li essa postagem tão bem escrita, me limitei a postar as fotos da sessão e reproduzir o texto abaixo.




Do Blog Reflexões:


"VEREADOR MAGAL E JIM JONES, ALGUMA SEMELHANÇA?

Hoje, eu estou assistindo a sessão plenária da Câmara Municipal de Campos.

São tantas as ocorrências que venho registrando e, ao mesmo tempo querendo torná-las pública, que pode até ser que venha a cometer um ato falho, e, desde já peço que me corrijam.

Pelo que pude observar após a apresentação em plenário da nota do IDEB onde a POBRE CIDADE RICA ficou com o PIOR indicador entre todos os Municípios do Estado do Rio de Janeiro, o líder do governo na Câmara Municipal, que foi chamado de chapéu de dois bicos num programa de rádio, (eu ouvi),usou da tribuna da Câmara para discorrer sobre  OBRAS, GOVERNO PASSADO, AVIÃO PRETO DA POLÍCIA FEDERAL. 

Gente, o que tem OBRAS, GOVERNO PASSADO E AVIÃO PRETO DA POLÍCIA FEDERAL 
 a ver com o PÉSSIMO resultado do IDEB???? 

 Vejam na minha postagem anterior o que influencia  no resultado do IDEB e, transcrevo a seguir:

TEM QUE TER ESCOLA 
TEM QUE TER ENSINO
TEM QUE TER ALUNO FREQUENTANDO AULA
DIMINUIR A REPETÊNCIA. 

Ser aprovado pelo INEP. 

Dentre os itens acima, quais os apresentados pelo líder do governo influenciarão no resultado do IDEB?

De que adianta construir escolas, equipá-las, se o professor em sala de aula não tiver comprometimento com o processo ensino x aprendizagem?

ENSINAR -> é transmitir conhecimento. 
APRENDIZAGEM -> verificar se o aluno aprendeu o que foi transmitido e, se não o foi, reiterar quantas vezes forem necessárias até que ele absorva o que lhe foi transmitido. 

Isto é apenas o processo ensino-aprendizagem!


Para que ocorra temos antes de tudo que ter PROFESSORES COMPROMETIDOS.  Acredito que todos são capacitados, mas são seres humanos, possuem suas necessidades. Além de lecionar precisam ser remunerados para suprindo suas necessidades básicas sejam estimulados/incentivados. 

Como um professor reage quando está lá comprometido com sua tarefa e, vê manicure indo atender diretora de escola em seu local de trabalho, policiais amigos da diretora invadindo escola a chamado desta e, emparedando e revistando alunos, tirando filmagem dos celulares, etc? Diretoras ligando para seus vereadores que prontamente comparecem as escolas? Alunos invadindo escolas, sem apoio da Secretaria Municipal de Educação em direcionar para as escolas força policial necessária.

Sabem por que isto acontece? Porque os cargos de diretores de escola não são eleitos pelos professores daquela escola, mas apadrinhados de vereadores e, com certeza, NEM PROFESSOR e NEM PAI DE ALUNO, quer ver mais isto. 

Tudo isto faz com que os professores se sintam desestimulados, e assim se pautando certamente não estarão envolvidos no processo ensino-aprendizagem como um todo!

Portanto, CHEGA DE INDICAÇÃO POLÍTICA PARA CARGOS DE DIREÇÃO  DE ESCOLA.  Eram eleitos, porque não são mais? 

Agora, o que faz um aluno frequentar aula? MOTIVAÇÃO. 

Depende de quem? DE UM PROFESSOR MOTIVADO.

Lamentavelmente, o discurso do Vereador Magal em plenário de tão repetitivo  me faz lembrar do líder da seita TEMPLO DOS POVOS, Jim Jones! Era este o método usado por Jim Jones, repetir exaustivamente.

Lamentavelmente, o discurso do Vereador Magal em plenário, acaba por  conferir a si próprio o título honoris causa de analfabeto e, de analfabeto político. 

Não sabe nem do que se trata e vem com a mesma verborragia de sempre!
Quem o conhece, peço que perguntem a ele o que é o IDEB? E, por favor o ensinem!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...