terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governo Federal cria sistema de prevenção à catástrofes


O governo anunciou segunda-feira, dia 17 de janeiro, a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais. A decisão foi informada após reunião da presidenta Dilma Rousseff com os ministros da Justiça, Defesa, Ciência e Tecnologia, Integração Nacional e Saúde.

A montagem do sistema ocorrerá com a modernização dos equipamentos metereológicos, como radares e pluviômetros, para tornar mais eficiente a capacidade de prevenção de fenômenos climáticos, como chuvas fortes, e com mecanismos de alerta para a população de áreas de risco. “Temos que criar um sistema de alarme, dar conhecimento à população e informar os procedimentos que ela tem que tomar em casos de risco”, explicou o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, que havia antecipado a informação no último dia 8, em São Paulo.

Também será feito um levantamento geofísico para identificar as áreas de risco. "Estimamos em aproximadamente 500 as áreas de risco no país, com cerca de 5 milhões de pessoas morando, e temos outras 300 regiões sujeitas a inundações".

As ações serão implantadas de forma gradual e a expectativa é que, em quatro anos, o sistema de defesa e alerta esteja concluído. Mercadante afirma, no entanto, que até o próximo verão já devem estar identificadas as áreas mais críticas.

O ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra Coelho, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff autorizou o reforço de pessoal para a reestruturação da Defesa Civil. Em princípio, o reforço se dará por meio da realocação de servidores de outros órgãos. “Estamos fazendo uma ampla reflexão e é evidente que precisamos fazer mais investimentos, estruturar e ter uma política voltada mais para a área de prevenção, do mapeamento das áreas de risco”, disse Bezerra Coelho.

Fonte: Agência Brasil e site NF10

3 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito Odisseia, mas quero ver as coisas sairem do papel e das notícias e se CONCRETIZAREM.

Anônimo disse...

Acredito na vontade de acertar da presidenta, mas a verdade é que estamos precisando de enxergar as medidas.Que elas saiam da retórica,afinal, tivemos décadas que fundamentma, infelizmente, nossa desconfiança.
Estamos , cansados de vermos e assistirmos boas ideias abortadas ,m algumas vezes até mesmo em seu nascedouro, por congressistas tidos como homens ¨nao comuns¨.

Acompanhei o discurso de posse da presidenta e vejo com muita esperança sua gestão que desejo ser inerente ao mesmo um choque de ordem TAMBEM MORAL, quiçá principalmente moral(outras questões são consequencias).Foi estarrecedor por exemplo, qdo do discurso presidencial a Dilma afirmou luta contra a corrupção , assistir a um silencio quebrado apenas por parcas palmas em um congresso LOTADO.

Anônimo disse...

Por que não noticiou meu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...