sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Boas novas para nossas crianças

O acesso à creche no Brasil ainda é muito baixo e ainda hoje não chega a 20% da população de até três anos de idade segundo dados de pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
O acesso varia de acordo com o local de moradia e a renda e crianças oriundas de famílias de maior poder aquisitivo quase mais de 30% freqüentam creches enquanto que nas camadas mais pobres a pesquisa aponta que apenas 11,8% têm acesso.

Entre as crianças de quatro a seis anos o índice é bem melhor e chega a 81%., no entanto a diferença entre ricos e pobres permanece, além da desigualdade entre regiões.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou essa semana que uma das metas do Governo Federal é ampliar o número de vagas na creche e pré-escola e também medidas que vão melhorar a qualidade da educação oferecida nesses estabelecimentos, muitas vezes vistas apenas como locais para prestar assistência.
Haddad afirma que o MEC vai investir na questão pedagógica tanto na compra de material específico para creches como investir na formação dos profissionais, pois em algumas regiões muitos não tem sequer formação de ensino médio. O programa Proinfantil proporciona formação para esses profissionais em parceria com os governos estaduais.

O PAC II incluiu em seu cronograma a construção de creches em  223 municípios, através de recursos enviados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os primeiros contemplados fazem parte dos grupos 1 e 2 do PAC 2. O grupo 1 é formado pelas 12 maiores regiões metropolitanas do país e por municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul.

Campos está  no primeiro grupo contemplado e receberá recursos para a construção de quatro unidades, elevando para 81 o número de creches públicas no município. Além de Campos os outros 12 municípios do nosso estado vão receber os recursos.
É um bom começo, já que a presidenta Dilma prometeu políticas públicas para os que mais precisam, no rumo certo para erradicar a miséria no Brasil.


 Artigo da Vereadora Odisséia Carvalho publicado no Jornal Folha da Manhã de 14 de janeiro de 2011


Um comentário:

Anônimo disse...

Investir na educação pre escolar , ter como prioridade o ensino fundamental é lançar as bases para uma nação VERDADEIRAMENTE desenvolvida.
É pensar no futuro e penasr no futuro é dá mostras que não é uma presidenta e só é ser ESTADISTA.
Que os municípios sejam fiscalizados SERIAMENTE para que o ensino fundamental seja tratado com seriedade e que as verbas cheguem para dar QUALIDADE e não se transforme em caixa dois para BANDIDOS travestidos de políticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...