sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ligue 180 registra mais de 1, 5 milhão de atendimentos

Do site do PT Nacional



Dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - revelam que de abril de 2006 a outubro de 2010 foram registrados 1.539.669 atendimentos. Fatores como a Lei Maria da Penha, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, melhorias tecnológicas e capacitação de atendentes são responsáveis por esse crescimento. 

Nestes quatro anos, a busca por informações sobre a Lei Maria da Penha foi de 407.019 registros. A meta de um milhão de atendimentos, prevista no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) para 2011, foi atingida em maio deste ano. 

Atendimentos em 2010

De janeiro a outubro, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 615.791 atendimentos - um aumento de 128% em relação ao mesmo período de 2009 (269.258 atendimentos). O perfil dos relatos de violência recebidos pelo Ligue 180 revela que 93,2% das denúncias são feitas pela própria vítima; 68,3% das vítimas sofrem
crimes de lesão corporal leve e ameaça; 57,7% das vítimas sofrem as agressões diariamente; 50,3% das vítimas se percebem em risco de morte; e 38% das vítimas apresentam tempo de relação com o agressor superior a 10 anos.

Do total de atendimentos prestados pelo Ligue 180, 61% são relacionados à busca por serviços. A maioria das demandas é encaminhada às Delegacias Especializadas (49%) e aos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (27,4%). Isso reflete a importância da existência do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que em
seu Eixo 1 (implementação da Lei Maria da Penha e fortalecimento de serviços especializados de atendimento) prevê o fortalecimento destes e outros serviços nos estados e municípios.

Relatos de violência
Dos 95.549 relatos de violência, a maioria dos agressores são os próprios companheiros ou ex-companheiros das vítimas em 69% das situações. Do total desses relatos, 55.918 foram de violência física; 24.663 de violência psicológica; 11.323 de violência moral; 1.628 de violência patrimonial; 2.017 de violência sexual; 386 de cárcere
privado; e 68 de tráfico de mulheres.

Perfil das mulheres
A maior parte das mulheres que entrou em contato com a central tem entre 20 e 49 anos, é casada e cursou até o ensino médio. Declaram ter filhos 84,7% das vítimas, destes 67% presenciam a violência e 17% sofrem agressão junto com a mãe

2 comentários:

Heloisa Serafim disse...

A delegada Martha Rocha,responsável pela implantação das DEAMs(Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher)no Estado do Rio de Janeiro,garantiu que a DEAM de Campos dos Goytacazes será entregue até o final do primeiro semestre de 2011.Uma ótima notícia,mas é preciso que os equipamentos públicos de defesa dos direitos da mulher(COMDIM,NEAM,NIAM)estejam fortalecidos dentro do município.A implantação da delegacia por si só não atenderá as demandas sem o suporte desses órgãos.

O "Clone" disse...

É assim que a vereadora diz ser representante do povo e principalmente da categoria de Educação?

Algumas dúvidas assombram minha mente:
Vcs vereadores sabem o que estão votando?
Essa vergonhosa omissão faz parte do "Pacto de governabilidade"?
É assim que quer ser candidata a prefeitura?
Que decepção vereadora!


Retirado do blog estou Procurando o que fazer...


"Obrigada Vereadores" pelo descaso com os servidores públicos

Relato:

Ao pegar o contracheque e ver a ausência do auxílio alimentação, covardemente retirado dos meus vencimentos, tive a mesma sensação de ter sido FURTADA à luz do dia em pleno calçadão.

Deixo registrada minha indignação aos nobres vereadores de Campos, por aprovar o Auxilio Alimentação sem contestar o Art2 parágrafo 2º que diz:

“O servidor que acumula cargo ou emprego na forma da Constituição fará jus a percepção de um único auxílio-alimentação, mediante opção”


Vocês estavam cientes que iriam prejudicar muitos funcionários, mas o que vale é o que interessa o executivo, não é nobres vereadores?
VERGONHA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...