terça-feira, 29 de junho de 2010

Pelas ruas da minha cidade


Usar transporte público em Campos é um sofrimento. Há muitos atrasos, em algumas linhas os ônibus são mal conservados e sujos e os trajetos não foram planejados adequadamente, nossa cidade cresce a cada dia e um plano viário é cada dia mais necessário.

Quando se pensa em transporte público o chamado transporte alternativo não pode ser ignorado, por isso quando o executivo enviou à Câmara o projeto de regulamentação do setor a bancada de oposição elaborou emendas ao projeto. Apresentamos nove emendas, no entanto conseguimos apenas a aprovação de quatro, um avanço em relação à proposta inicial.

Um plano viário eficiente deve ser discutido com toda a sociedade, já que trata da vida de toda população e deve levar em conta o crescimento da cidade, para que não fique ultrapassado em pouco tempo.

Nosso município tem características topográficas que facilitam o uso de bicicletas, e é fundamental que a elaboração do plano preveja a ampliação das ciclovias e de bicicletários públicos em vários pontos da cidade.

O sistema público de transporte precisa ser integrado de maneira que bairros e distritos sejam acessados de maneira rápida e eficiente, com criação de linhas auxiliares, já que a maior parte das existentes levam sempre ao centro da cidade, já que são poucas as que integram bairros distantes, obrigando o passageiro a pagar duas passagens e a perder um enorme tempo indo ao centro da cidade para tomar outra condução.

Esperamos que todos os setores sejam contemplados na discussão, já que o bem estar de toda a população está acima de interesses de apenas alguns setores. Não estamos propondo apenas medidas paliativas para o sistema de transporte, já que um plano viário prevê também soluções para os pedestres, ciclistas, motoristas, melhoria e construção de vias públicas, levando em conta questões ambientais e econômicas.

Um município com quase 500 mil habitantes, pólo regional, com tantos bairros e distritos, tem que se preparar para o crescimento regional, já que o fluxo de pessoas entre os municípios da região, que já é grande, tende a crescer. Como o maior município da região e do interior do Estado do Rio de Janeiro temos que ser pioneiros e propor soluções e implantarmos um modelo eficaz.

Artigo publicado na Folha da Manhã, no dia 25 de junho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...