sexta-feira, 8 de outubro de 2010

As mentiras da campanha eleitoral

A campanha eleitoral desse ano foi marcada por uma série de mentiras lançadas principalmente na internet. Infelizmente muitas pessoas acham que o que está na rede é verdade e não questionam as contradições e absurdos contidos nessas mensagens.

Um dos primeiros e-mails cheios de inverdades partiu de uma ficha falsa da candidata Dilma Rousseff publicada no jornal Folha de São Paulo, que só depois do estrago feito admitiu o erro. A falsificação grosseira foi desmascarada por peritos, mas na internet a mensagem continua circulando.

O que poderia ser apenas uma onda de boatos da internet ganhou grandes proporções e se descobriu recentemente que se trata de uma ação coordenada, lançada por um núcleo do candidato Serra denominado “Guararapes”. É desse núcleo que surgem essas ações conjuntas com a Regional Sul da Confederação dos Bispos do Brasil que contrariando a decisão nacional da CNBB lançou uma carta onde diz que a candidata do PT seria a favor do aborto. A nota ganhou eco também entre setores evangélicos.

A trama foi denunciada pelo Bispo de Jales, Dom Demétrio Valentini, que disse estar constrangido, pois entende que a Igreja foi instrumentalizada politicamente com a anuência de alguns bispos dessa regional. Do ponto de vista da hierarquia católica, a recomendação e o documento dos dirigentes da Regional Sul da CNBB não têm validade já que vai contra a orientação nacional da CNBB que encerrou o episódio com uma nota onde afirma que a Assembléia Geral não vetou candidatos ou partidos.

E a posição da candidata Dilma sobre o assunto, qual é? A candidata Dilma e o PT não defendem e nunca defenderam o aborto. E não existe “programa do PT”. O que existe é um documento com as diretrizes do 4º Congresso Nacional do PT, realizado em fevereiro deste ano. E este documento em nenhum momento fala em aborto ou interrupção da gestação. O documento está à disposição de qualquer cidadão no site do partido (www.pt.org.br).

Em nome da democracia e da verdade é preciso que essas informações sejam divulgadas.

*Artigo publicado no Jornal Folha da Manhã de hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...