domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães


Mulher, mãe, trabalhadora

Nesse primeiro dia dedicado às mães com uma mulher na presidência podemos comemorar iniciativas como a Rede Cegonha lançada no final de março.

A Rede Cegonha prevê uma série de medidas para a saúde materno-infantil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), destinadas ao atendimento e acompanhamento de mulheres do momento em que a gravidez é confirmada até os dois primeiros anos da criança. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo principal é reduzir a taxa de mortalidade materna no país, que ainda é alta – para cada 100 mil nascidos vivos há 69 óbitos de mulheres –, concedendo atendimento integral à mulher e ao filho. Para tanto, o orçamento da Rede Cegonha será de R$ 9.397 bilhões até 2014.

Além do acompanhamento médico, que envolverá seis consultas durante o pré-natal, exames clínicos, laboratoriais, de diagnóstico de HIV e sífilis, as gestantes adotarão um posto de saúde como referência e saberão, com antecedência, onde será o parto. As mulheres terão ainda um auxílio – vale-táxi e vale-transporte – para se deslocarem aos postos de referência. Haverá também a qualificação de profissionais de saúde para atender mulher e filho, assim como a construção das Casas da Gestante e do Bebê, que irão acolher os casos de gestação de risco, e dos Centros de Parto Normal, destinados à humanização do nascimento.

Hoje boa parte das famílias é chefiada por mulheres, mães que dão conta de múltiplas tarefas e muitas vezes são vítimas de violência. Infelizmente nem todas as mulheres governantes têm esse olhar diferenciado para as causas femininas. Em Campos foi proposta em audiência pública e posteriormente aprovada por unanimidade na Câmara a criação de uma Coordenadoria da Mulher, no entanto ainda não implantada pela prefeita.

A Coordenadoria é muito importante para construir uma cidade intolerante a qualquer forma de preconceito e discriminação e para criar mecanismos para garantir a execução de uma política de combate e prevenção à violência contra a mulher, assegurando-se, em colaboração com o Estado, assistência médica, social, psicológica e jurídica. É nos municípios que a “vida acontece” e é importante que os governos se articulem para que as políticas públicas sejam implementadas de fato.

Que possamos comemorar o próximo Dia das Mães em um município melhor para as mulheres seguindo os passos da política nacional para as mulheres. Feliz Dia das Mães para todas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...