Recebemos o manifesto da equipe de multiplicadores e dinamizadores do Distrito de Tecnologia Educacional de Campos . A equipe foi completamente desfalcada. No manifesto em arquivo anexo fica clara a maneira como o processo de mobilidade interna da Secretaria de Estado de Educação aconteceu.
A equipe em questão tem reconhecido valor e ministrou vários cursos de excelência, muitos atuam há mais de dez anos.
Campos dos Goytacazes, 27
de novembro de 2012
Assunto: MANIFESTO DO DTE RJ-01 CAMPOS DOS GOYTACAZES
Mediante resultado da Avaliação de Perfil da Mobilidade Interna
para Multiplicador de Tecnologia de NTE, nós da Equipe DTE RJ-01 Campos dos
Goytacazes, vimos manifestar nossa insatisfação e indignação de forma unânime.
Nossa equipe, composta de treze integrantes, foi dizimada,
restando somente quatro multiplicadores mais um multiplicador técnico. Ficamos
perplexos com este resultado, visto que os demais DTEs, sofreram mínimas
alterações, ainda que INJUSTAS, em seu quadro de funcionários, como pode se
constatar na divulgação dos resultados.
Questionamos o processo seletivo como um todo, porém destacamos
alguns pontos.
1- Por que os multiplicadores GT
60 (Membros de Grupo de Trabalho da Coordenação de Tecnologia Educacional)
participantes aprovados na Mobilidade Interna para a formação de Grupo de
Trabalho NTE, através do Edital publicado em 13/06/2012 tiveram garantia de
vagas na Mobilidade Interna para a função de Multiplicador de Tecnologia
Educacional NTE publicado em 14/09/2012? Qual é o item do primeiro edital que
garante tais vagas?
2- Que formação em Recursos
Humanos o grupo que esteve em Campos possui, que os tornam aptos a utilizar
técnicas de entrevistas e serem considerados entrevistadores? Que experiências
detêm para julgar e avaliar o perfil e a prática profissional de
multiplicadores, muitos dos quais com Regulamentação publicada em D.O. no dia
28/01/2008, através da Portaria SURHT nº 8 de 23/01/2008 onde designa
servidores para as funções de que trata a RESOLUÇÃO SEEDUC nº 3761 de 13 de
dezembro de 2007 e dá outras Providências, para atuar na função?
3- Acreditamos que não houve
imparcialidade durante as entrevistas, visto que muitos dos candidatos eram do círculo
íntimo de amizade e/ou desafetos declarados das próprias entrevistadoras.
(Ex-OTs do DTE Campos e hoje Multiplicadoras GT60 do mesmo Distrito).
Além disso, alguns selecionados possuem matrícula de Professor Docente I em
áreas como: Matemática, Biologia e História em plena regência de turma, embora
a política da SEEDUC seja a prioridade de atendimento às turmas, principalmente
em certas disciplinas com carência de professores.
4- O processo de Mobilidade
Interna para NTE foi diferenciado dos outros realizados pela SEEDUC, visto que
diretores, coordenadores pedagógicos, secretários de escolas, etc. foram
mantidos nas funções, por já atuarem nas mesmas. Para tais foram abertas inscrições
apenas para as vagas ociosas.
5- Complementando o item acima, gostaríamos de registrar que, em
reunião no NTE Campos no dia 28/08/2012 o atual Coordenador Estadual de
Tecnologia Educacional, Profº Wesley Karlos
Conceição Neves afirmou, diante da equipe, que os atuais
integrantes seriam mantidos – dentro dos critérios estabelecidos no Edital,
servindo esta Mobilidade para somar componentes à atual equipe, inclusive
permitindo que Dinamizadores e Suporte Administrativo fossem aproveitados como
Multiplicadores ao passarem pelo processo seletivo. Outro fato é que a Profª
Nanci Pilar, no dia 07/11/2012, reuniu-se com a equipe do DTE Campos quando
perguntou “Por que tanta preocupação com o processo?”; a mesma contabilizou o
número de integrantes do DTE Campos incluindo os GT-60/Campos dos Goytacazes
dizendo que todos permaneceriam na equipe.
Entendemos o resultado desse processo como abuso de poder, falta
de ética, de respeito e configurando uma questão pessoal, já que as integrantes
do GT-60/Campos dos Goytacazes deixaram bem claro suas preferências na seleção
dos candidatos, inclusive faltando com discrição, uma vez que comentaram com
pessoas de fora do setor apontando e “garantindo” vagas para determinadas
colegas/candidatas, fato que ficou constatado na publicação do resultado
final.
Em tempo:
Código Penal - CP -
DL-002.848-1940
Parte Especial
Título X
Dos Crimes Contra a Fé
Pública
Capítulo V
Das Fraudes em Certames de
Interesse Público
(Acrescentado pela
L-012.550-2011)
Fraudes em Certames de
Interesse Público
Art. 311-A.
Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem,
ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de:
...
II-
avaliação ou exame públicos;
...
IV-
exame ou processo seletivo previstos em lei:
Pena-
reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
Conforme Edital, uma das Habilidades e Atitudes necessárias para
compor o quadro do NTE é Discrição, postura profissional e ética, qualidades
que não podemos constatar nos representantes do grupo GT60/Campos dos
Goytacazes chegando ao ponto de utilizar perfis de redes sociais (Facebook),
dando a entender que havia uma distribuição de vagas entre amigos.
Além disso, num telefonema para a CDTE no dia 23/11/2012, solicitando
explicações a respeito da Mobilidade, um dos componentes da equipe CDTE
informou, de forma irônica, que aqueles que não estivessem satisfeitos com o
processo, não seriam obrigados a assumir. A própria forma como foi dito, já
demonstra a falta de seriedade e o comprometimento em como o processo deveria
ser conduzido indo de encontro mais uma vez a outra Habilidade e Atitude
necessária ao perfil de um multiplicador de NTE (como consta no Edital), que é Excelente
relacionamento interpessoal; habilidade de conciliação de grupos e capacidade
de ouvir problemas e encontrar soluções junto às equipes.
Os fatos supracitados dão a
entender que o Edital e todo processo foi criado apenas para dar um aspecto de
legalidade e que as vagas já estavam distribuídas de forma antecipada por
aqueles que detinham posições privilegiadas. Também nos parece que os
profissionais antigos foram mantidos unicamente para fazer o NTE funcionar
(conforme as Descrições das Atividades relatadas no Edital) uma vez que essas
pessoas selecionadas como “qualificadas” desconhecem o dia a dia de um NTE.
Sabemos que a política adotada pelo Governador Sérgio Cabral e
pelo Secretário Wilson Risolia é a da MERITOCRACIA. Diante disso, questionamos
a aprovação/seleção de alguns professores ocupantes da função de Ots
(Orientadores Tecnológicos) que já foram motivo de reclamações de diretores e
professores de escolas por realizarem atribuições incompatíveis com a função.
Infelizmente alguns dos OTs selecionados, como os citados anteriormente, atuam
como auxiliares de diretores realizando trabalhos meramente burocráticos nas
secretarias das escolas.
Tal descaracterização, inclusive fez surgir na SEEDUC o desejo de
extinção da função que consideramos de PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA dentro de
uma Unidade Escolar que faz com que os LIEDs possam atender a alunos e
professores realizando excelentes trabalhos dentro de suas atribuições, como
sempre presenciamos e defendemos.
De acordo com os critérios da seleção de perfil para multiplicador
do NTE, questionamos se tais profissionais podem ser considerados melhor
qualificados do que os componentes da nossa equipe que é composta de
profissionais com até catorze anos de experiência, ministrando cursos, projetos
e trabalhos de excelência inclusive tendo sido capacitados pelo MEC desde o ano
da implementação dos NTEs em 1997. Tudo isso sem contar com o fato de que todos
da equipe possuem Pós-Graduação na área de TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO, como também
outro membro que teve seu currículo negado possui além da Especialização em
Tecnologia Educacional, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA e em BACHARELADO EM
INFORMÁTICA pela UNESA.
Muito bem. Se os candidatos aprovados são tão capacitados a ponto
de substituírem profissionais do DTE com anos de experiência, cursos oferecidos
pelo MEC, multiplicadores de conhecimentos em parceira com grandes empresas
como Intel, Microsoft, entre outras, formando centenas de profissionais da rede
pública de ensino em Campos dos Goytacazes e região, ao menos seria justo da
parte da CDTE/SEEDUC a apresentação da documentação comprovando que essas
pessoas são realmente melhor qualificadas que os componentes, do nosso Distrito
para assumirem a função que vimos desempenhando durante anos. Gostaríamos de
saber quais foram os critérios de pontuação utilizados no momento em que os
documentos foram analisados por parte da SEEDUC, uma vez que existe um Edital e
o mesmo deve se regido pelo princípio da publicidade.
Outro fato que, a nosso ver invalida todo processo, é a questão
dos entrevistadores. Como pode profissionais que estão à frente da organização
do concurso de Mobilidade (Profª Nanci Pilar e Profª Maria Vivas) fazerem parte
da lista de candidatos selecionados e posteriormente aprovados? Não interessa
se essas pessoas disputaram vagas para uma região e entrevistaram em outra, nem
tampouco se passaram pela entrevista antes de atuarem como entrevistadores. Há
lisura num processo seletivo onde os próprios candidatos também fazem parte da
comissão organizadora e da seleção e análise de currículo dos candidatos inscritos
no processo? Confirmado pela própria Nanci Pilar em reunião com a equipe deste
NTE no dia da entrevista (07/11/2012). Isso é lícito? Caso esta
Coordenação não tenha a resposta,
consultaremos o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão
responsável por fiscalizar a lei.
Completamente insatisfeitos queremos registrar que tal atitude da
CDTE joga por água abaixo toda a transparência e boas intenções esperadas nos
Processos de Mobilidade Interna da SEEDUC, colocando em descrédito os projetos
idealizados pelo próprio órgão.
Informamos ainda que já estamos em processo de divulgação do
ocorrido a Instâncias Superiores e aos meios de comunicação a que temos acesso,
uma vez que, como dito anteriormente, procuramos por respostas via telefone e nossas
questões não foram elucidadas.
Injustiças não nos cabem, não mais nos calaremos, pois sempre
trabalhamos e zelamos pelo nome da Equipe.
Equipe
DTERJ-01
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